LIE

OFICIANAS DE INFORMÁTICA BÁSICA NA ESCOLA VICENTE DE PAULO DA COSTA

O laboratório de Informática da Escola de Ensino Médio Vicente de Paulo da Costa, visando contribuir diretamente para uma inclusão digital de nossos alunos, está promovendo (Agosto - Dezembro) aos sábados oficinas de informática básica com alunos de todas as séries do ensino médio. Nesses encontros os alunos são levados a conhecer um pouco mais sobre o universo Linux,bem como software livre, fazendo com que os mesmos dominem as ferramentas básicas; assim como conhecer as suítes de escritórios como BrOffice Writer e Impress, e saber usá-las com perfeição. Nesses encontros também trabalhamos a questão da segurança na internet. Esse curso é uma ação desenvolvida a partir da momento realizado na escola em agosto “ A VOZ DO ESTUDANTE”.

  












Professor Amauri Explicando desenvolvimento da aula.
Amaury auxiliando os alunos na pesquisa.



Encerramento do Curso Tecnologia na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC

No dia 16 de dezembro do presente ano, aconteceu no laboratório de informática educativa da Escola Vicente de Paulo da Costa o encerramento do curso tecnologia na Educação:Ensinando e aprendendo com as TIC. A turma era composta por 12 alunos, onde esse grupo era formado por professores, diretor e coordenador escolar. Conseguimos vencer esse desafio com 100%"de aprovação e 0% de desistência. Parabéns à todos  contribuíram para o sucesso do curso.

Aulas de Artes
As turmas dos 1º anos tarde, participaram da aula de Arte e Educação sobre a linguagem visual e seus principais elementos.Onde Através do ThinkQuest os alunos pesquisaram sobre as principais imagens que marcaram a 1ª década do século XXI e  logo após a visitação dessas imagens, foram as suas páginas  no ThinkQuest para publicar as respondas do painel de mensagem.


2º ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

No dia 16 de setembro , aconteceu o 2º encontro presencial do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Nesse encontro  as duplas apresentaram a atividade 1.4 . Nesse encontro discurtimos  sobre as atividades  realizadas à distância. Nesse encontro tivemos uma oficina em como criar uma mapa conceitual e criar também uma Web Quest  isso para realização das atividades 1.5 e 1.6. Para encerrar o encontro os cursistas fizeram avaliação do 2º encontro presencial , através da partilha de um slide colaborativo.







No dia 02  de setembro de 2011, iniciamos o curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Nesse encontro contamos com a presença ilustre do  Professor Multiplicador do NTE - Roberto Marquedonen, que veio deixar sua  palavra de incentivo e apoio. Esse curso tem como objetivo principal  aperfeiçoar  os professores cursistas em relação ao uso dos recursos tecnológicos, como uma ferramenta de  apoio e suporte pedagógico, para  melhorar o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse curso contamos com a participação dos professores e gestores e com relacionados abaixo:

1.Anderson de Sousa Vasconcelos
2. Carlos Artur Miranda da Costa
3.Camila Silveira Albuquerque
4.Francisca Andrêzza Alves
5.Francisco Athos Vasconcelos Sousa
6.Francisco Geovane dos Santos Sena
7.Geovânio Silveira Silva

8.Jaqueline Cristina da C. Rodrigues
9. Márcio Kleber Pessoa Morais
10.Mariane Pinto da Silva

11.-Maria Sâmia de Oliveira Souza
12.Vandelúcia Pinto Costa





No dia 16 de junho de 2011, a turma do curso de Elaboração de Projetos  da Escola Vicente de Paulo da Costa fez o encerramento do curso com mais um encontro presencial. Eu, tutora, desse curso,  parabenizo a todos que apesar das dificuldades enfrentadas conseguiram vencer esta etapa  com sucesso.
-Ana Carla Carneiro       
-Anderson de Sousa Vasconcelos
-Francisca Andrêzza Alves
-Camila Silveira Albuquerque
-Francisco Alex Araújo
-Francisco Geovane dos Santos Sena
-Geovânio Silveira Silva
-Jaqueline Cristina da C. Rodrigues
-Maria Sâmia de Oliveira Souza
-Mariane Pinto da Silva
-Sávia Silvana Florindo
-Vandelúcia Pinto Costa

DESCOBRINDO A MATEMÁTICA
***************************************************************************

 Hoje , 10 de maio de 2011, a Professora Camila Silveira deu início ao desenvolvimento  das ações de seu Projeto - Descobrindo a Matemática , em algumas turmas de 1º anos  do turno da tarde. Nessas aulas os alunos foram levados ao laboratório de informática para complementarem os conteúdos vistos em sala. Os alunos  gostaram bastante pois sentiram-se desafiados a vencer os jogos matemáticos.   Esse Projeto tem como objetivo principal integrar o uso de tecnologias a disciplina de matemática, para que assim os alunos possam se sentir atraidos e conseguirem despertar seu racícionio lógico matemático.




    

 

2º ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
**************************************************************************************
No dia 07 de maio de 2011 aconteceu no Laboratório de Infomática Educativa da Escola Vicente de Paulo da Costa  das 7:30 às 11:30,  o 2º encontro presencial do Curso de Elaboração de Projetos, que tem como professora formadora, a professora do laborátorio de Informática da Escola , Luciana Costa. Nesse encontro houve a apresentação do farol de acompanhamento das atividades , pendências das  atividades do eixo I que se encontram atrasadas, houve  apresentação do Eixo II- Currículo e apresentação dos roteiros de projetos elaborados pelos cursistas.




1º ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS ********************************************************************************************************
 No dia 16 de abril de 2011 aconteceu no Laboratório de Infomática Educativa da Escola Vicente de Paulo da Costa  das 7:30 às 11:30,  o 1º encontro presencial do Curso de Elaboração de Projetos, que tem como professora formadora, a professora do laborátorio de Informática da Escola , Luciana Costa.
 Nesta ocasião contamos com a palavra de incentivo do diretor  da escola, Carlos Artur, onde o mesmo falou sobre a importância desse curso para um melhor desenvolvimento dos projetos a serem elaborados e imprementados na Escola Vicente de Paulo da Costa.
  Nesse  1º encontro  tivemos  como pauta principal a  apresentação do sistema   online do curso  E-proinfo,  apresentação da proposta curricular do curso; apresentação do Eixo I; apresentação das atividades do eixo; apresentação do ambiente ThinkQuest, ambiente esse por onde as avaliações dos encontros presenciais estarão disponíveis e realização da atividade 1.1- Meu Projeto Pessoal/Profissional.
    Esse curso tem como objetivo capacitar os professores em como elaborar um projeto envolvendo o uso das tecnologias disponíveis  no desenvolvimento das ações práticas desse projeto.




Seguidores

Pesquisar este blog